quinta-feira, janeiro 11, 2018

SEARA NOVA no blog CAUSA NOSTRA


"Saúde-se com o devido destaque o lançamento, no passado dia 14, da edição online do acervo da revista "Seara Nova" (1921-1984), um dos maiores monumentos da história das ideias e do debate democrático em Portugal no século passado, que ficamos a dever ao empenho do Seminário Livre de História das Ideias, no âmbito de um vasto programa de disponibilização das publicações periódicas de ideias e de cultura do século XX, que já leva a seu crédito um numeroso elenco de publicações.

Tendo nascido já na fase de declínio da República e resistido ao longo período da ditadura, a SN findou depois de o regime democrático-constitucional de 1976 estar implantado e consolidado, cumprida portanto a sua missão. Dando voz a todas correntes da oposição democrática ao chamado "Estado Novo" (basta ver a enorme lista de colaboradores, entre os quais me incluo), a SN contribuiu decididamente, como nenhuma outra publicação (por causa da sua duração e da sua influência), para o combate político-doutrinário ao regime autoritário e para a edificação do novo regime democrático.


Por isso, esta edição eletrónica constitui uma enorme contribuição para o conhecimento das ideias políticas em que as gerações anteriores ao 25 de Abril se formaram. Obrigado!"

VER  CAUSA NOSTRA

6 comentários:

Odete Ferreira disse...

Grata pela partilha, Manuel.
Também me congratulo por tão feliz e relevante evento.
Hoje, é imprescindível que o acervo da Seara Nova possa estar disponível online, precisamente pelas razões aduzidas por Vital Moreira. Apreciei, também, a mesma intenção em relação à Vórtice, que ainda cheguei a ler.
Bjinho

Jaime Portela disse...

Lembro-me de ler a SN antes do 25 de Abril. Comprava-a frequentemente e nem sei como o regime a permitia... Por isso, a edição electrónica foi uma boa ideia. E vou lá de vez em quando desde que o soube.
Bom fim de semana, caro Veiga.
Abraço.

Larissa Santos disse...

Gostei de ler :)) Boa noite
-
Do Gil António, que se encontra doente, motivo por qual não é ele que vos visita. Pedimos a compreesão: Hoje:- Luz no teu quarto ...Tentação do meu olhar
.
Bjos
Resto de uma boa noite

Olinda Melo disse...

Olá, Manuel Veiga

Gostei muito de ler aqui esta notícia. É muito importante que publicações como a Seara Nova cheguem ao maior número possível de pessoas e a tecnologia quando bem aproveitada, como é o caso, cumpre uma missão de relevo.

Meu amigo, acedi ao link que me deixou e gostei muito do que li. Voltarei lá para "roubar" um pequeno parágrafo que incluirei na resposta ao seu comentário.

Abraço.

Olinda

Graça Sampaio disse...

Gostei de saber dessa publicação online. Obrigada.

Beijinho.

Ana Freire disse...

Muito bom, não deixar que o passado fique esquecido e enterrado, mas em dinâmica ligação com o presente...
Há capítulos da história, que não podem ficar esquecidos... para que não se regrida... daquilo que tão duramente foi conquistado...
Belíssima partilha, Manuel!
Beijinho
Ana

Para Um Novo Teorema da Fisica Moderna

  dizem expeditos cientistas que o leve bater das asas de uma borboleta à distância de milhares de quilómetros pode causar uma catás...