segunda-feira, abril 08, 2013

3º CONGRESSO DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA - Aveiro - 4/8 de Abril 1973



 
O estertor do regime do Estado Novo
 
 
 

“A sociedade portuguesa caracteriza-se por uma extrema e duríssima dominação de classe. É o domínio dos banqueiros, dos capitães de indústria, dos latifundiários, dos grandes da especulação, da alta burocracia (política, administrativa, militar, económica, clerical), do mandarinato de formação universitária – sobre os operários, os assalariados rurais, os empregados, a maioria dos intelectuais, os estudantes e, também e cada vez mais, os pequenos comerciantes, os pequenos proprietários rurais.

Vive-se uma dominação de tal modo deprimente que parte considerável da população activa retirou para o estrangeiro.

Traduz-se essa dominação no contraste entre a magreza dos salários e o esplendor dos lucros; na escandalosa repartição dos rendimentos, que reserva aos trabalhadores uma paupérrima fatia e guarda para o patronato a parte de leão; na violenta repressão das classes trabalhadoras a todos os níveis; na galopante inflação, particularmente notória no que respeita às necessidades mais elementares.

Em forte concentração do poder económico em poucas mãos enquanto a esmagadora maioria do povo se encontra espoliado da posse dos meios de produção; no sistema fiscal, ajustado aos grandes interesses; na ineficiência e no custo da segurança social; na degradação dos hospitais e serviços de saúde; na penúria alimentar...
(...)
Na dureza das condições de trabalho; na compressão do sindicalismo e denegação do direito a greve, mesmo como simples meio de negociação do salário; no analfabetismo literal ou real; na severa estratificação que barra o acesso à cultura; no obscurantismo imposto desde a escola à informação.”

(Das Conclusões)

5 comentários:

Mel de Carvalho disse...

"Vive-se uma dominação de tal modo deprimente que parte considerável da população activa retirou para o estrangeiro."

a actualidade destas palavras chega a doer; não fora a data, e, por certo, as acharia ditas hoje...

gratíssima pela partilha destas memórias que, e, mal-grado o rumo calamitoso deste país, muitos teimam esquecer e apagar.

Mel

O Puma disse...

Bem me recordo

Abraço amigo

jrd disse...

Que este texto possa ser o prenúncio do estertor do actual Estado Novo.

Abraço

São disse...

Portugal congelou no tempo...

Abraços

maceta disse...

quem viveu esse tempo conhece melhor os crápulas...

Orquestração de Hinos

  Polpa dos lábios. E a interdita palavra Freme… E se acolhe Em fervor mudo E sílaba-a-sílaba Se inaugura… Percurso De euf...